Agregar arte e cultura à educação

é o objetivo da UNIESP Cultural, que pretende incentivar e promover
a arte em todos as suas dimensões, apoiando a instituição
em seu papel de formação do indivíduo.

     
 
 
 
Dirigida pelo maestro Jonicler Real a Orquestra Sinfonia UNIESP foi criada em 2013 com a intenção de unir música e educação. Sua formação busca contemplar não somente os alunos do curso de licenciatura em Música, mas todo o estudante da Uniesp que tenha aptidão ou interesse em fazer parte do projeto.

Desde sua primeira apresentação, no Pateo do Collegio, no centro de São Paulo, foram realizados vários concertos memoráveis, aproximando do grande público composições clássicas e transformando em sinfonias canções populares.

Criação

Contar com uma orquestra sinfônica em sua instituição educacional era um sonho antigo de Fernando Costa, presidente da UNIESP. No contato com os alunos ele foi percebendo que muitos nunca tinham assistido a uma apresentação de música clássica. Outros nem sabiam o que é esse gênero musical. “A formação cultural é fundamental para o aluno conquistar cidadania e, assim, facilitar sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade”, afirma Costa.

A UNIESP tem na música um dos seus investimentos prioritários. A Faculdade de Música Carlos Gomes, umas das mais tradicionais de São Paulo, estava quase fechando por problemas financeiros, quando Costa decidiu adquiri-la. Hoje recuperada, possui mais de 400 alunos.

 
 
Vídeo
 
1ª Apresentação da Orquestra – Pátio do Colégio - 2013